segunda-feira, 25 de outubro de 2010

5 AO DIA!


Alguns estudos provaram que o hábito de consumir 5 porções diárias de vegetais de cores diferentes, dentre eles frutas e hortaliças, pode auxiliar na redução do risco de várias enfermidades, tais como o câncer e as doenças cardiovasculares. 

Cada cor proporciona sua respectiva substância, trazendo consigo propriedades fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. 

Além destes alimentos serem fonte de vitaminas, fibras e minerais, eles são ricos em substâncias antioxidantes, que auxiliam  na defesa contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das nossas células.


Suco de cenoura - O suco da
 fruta também vale na nossa contagem
VERMELHOS: Fontes de CAROTENÓIDES, substâncias precursoras da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele.O licopeno, fitoquímico encontrado em alguns alimentos deste grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata.  
 
LARANJAS: Também fonte de carotenóides. Ricos em VITAMINA C, um antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

VERDES: Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação
 do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue
(hemoglobina), além de fortalecer ossos e dentes.

ROXOS/AZUIS:  Contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante, a ANTOCIANINA, que previne doenças cardíacas.

BRANCOS: Nestes alimentos encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A vez das PIMENTAS!

Chegou a hora de mostrar as qualidades desse condimento!

A substância presente na pimenta, que oferece o sabor picante e ardido , a CAPSAICINA, pode trazer benefícios como efeito antiinflamatório, diminuindo a dor, e também de quebra já aumenta o nosso metabolismo gastando a mais algumas calorias.

Em um estudo realizado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, foram observados 33 homens e mulheres obesos. Dentre estes, parte recebeu a substância hidrocapsaicina, também presente na pimenta, e a outra parte recebeu placebo. Pode-se constatar uma queima de cerca de 100 a 200 calorias por dia a mais nos indivíduos que administravam a substância.

As pimentas que contêm a capsaicina como princípio ativo são as seguintes:
PIMENTA -DE- CHEIRO: Grau de ardência varia de leve a muito picante, possui aroma forte. Pode ser utilizada em saladas e combina com peixe e carnes.
DEDO-DE-MOÇA : É picante, porém menos ardida que a pimenta malagueta. 
Pimenta Habanero - A maior
queima calórica
HABANERO: Considerada a mais poderosa entre as pimentas por ser a que mais queima calorias. É utilizada principalmente em molho, muito bem diluída.
MALAGUETA: Uma das mais picantes. É rica em licopeno, substância antioxidantes natural.
BIQUINHO: A mais suave de todas as pimentas.
CUMARI: Muito picante! É uma das pimentas mais ricas em antioxidantes.



A única contra-indicação à ingestão deste condimento é para as pessoas que sofrem de gastrite.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Adocica meu amor, adocica!

Ao encontrar diversos tipos de açúcares no mercado, vale a pena conhecer a característica de cada um deles e escolher o mais adequado. É muito importante lembrar que o consumo de açúcar deve ser moderado. Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, no máximo 10% das calorias diárias devem vir de açúcares, o que equivale a aproximadamente 3 COLHERES DE SOPA DE SACAROSE/DIA, tanto a usada para adoçar os alimentos e bebidas, como  a ingerida através de alimentos industrializados.

Açúcar Mascavo: De cor escura, é obtido a partir das primeiras extrações da cana-de-açúcar. Oferece maior quantidade de minerais, como fósforo e cálcio, por ser o mais íntegro dos açúcares.

Açúcar Demerara: Extraído do melado, um pouco mais claro que o açúcar mascavo. Menos conhecido que os outros tipos, pode ser utilizado da mesma maneira, porém empedra com maior facilidade. Também traz mineirais em sua composição. 


Açúcar Cristal: É utilizado na preparação de doces e para adoçar bebidas. Quanto aos minerais, há uma enorme diminuição quando relacionado aos anteriores.

Açúcar Refinado: O mais branquinho dos açúcares. Ao passar pelo processo de refinamento, para adquirir sua textura e coloração, perde todo seu valor nutricional, sendo ofertadas as chamadas "calorias vazias". 

Açúcar de Confeiteiro: Por ser muito fino, é ótimo para utilização na preparação de doces. Como pode conter amido em sua composição não serve para cafés e sucos.   

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ÓLEOS: QUAIS você utiliza?

Em uma enquete realizada pela Revista SAÚDE!, foram avaliados os tipos de óleos mais consumidos pelos leitores. O resultado foi o seguinte:

44,7% - Óleo de Soja                   
30,9% - Óleo de Oliva
9,8% - Óleo de Girassol
9,5% - Óleo de Canola
4,6% - Óleo de Milho
0,6% - Azeite de Dendê

Um pouco sobre eles:
O óleo de oliva e o óleo de canola são os ácidos graxos monoinsaturados que trazem ao organismo benefícios como a redução do LDL-colesterol (popularmente chamado de "colesterol ruim") e uma discreta elevação do HDL-colesterol, aquele que "limpa as nossas artérias".  Os demais óleos presentes na enquete são do tipo ácidos graxos polinsaturados ômega-6, que também são importantes ao nosso organismo.
Fora os citados anteriormente, não podemos esquecer o óleo de linhaça, poliinsaturado do tipo ômega-3, ele traz propriedades antiinflamatórias que auxiliam o organismo a evitar ou amenizar danos cardiovasculares.

Portanto, varie frequentemente o óleo que você utiliza; cada um traz sua propriedade e funcionalidade ao nosso organismo.