quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FIBRA DE SOJA!

Receitinha de Fibra de Soja para fazer em casa e colocar sobre as frutas, no leite, no iogurte, em batidas, ou até mesmo misturada à comida. 



Ela aumenta a saciedade, diminuiu o índice glicêmico da refeição, e auxilia na diminuição de colesterol.  

Vale experimentar!



1 xícara de soja em grão
1 colher de sopa de linhaça escura ou dourada
2 castanhas-do-pará ou nozes 

Tostar a soja no forno a 200 graus por +- 5 minutos. Esperar esfriar. Junta-lá aos outros ingredientes e bater no liquidificador até virar pó. 

USAR 1 COLHER DE SOBREMESA 2 VEZES AO DIA.


Lembrando...
1. Guardar a fibra pronta em pote fechado na geladeira. Assim, podemos garantir a manutenção das propriedades nutricionais do produto por um tempo maior. 
2. Seguindo a mesma idéia, não dobrar a quantidade da receita para não alongarmos o tempo de exposição ao ambiente. 





Deixo um grande abraço e um muito obrigada à nutricionista Andréia Teixeira que me passou essa receita quando ainda eu era sua estagiária. 

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gorduras SATURADAS x INSATURADAS

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS?

        Saturada --> Sólida a temperatura ambiente --> AUMENTO LDL- colesterol (RUIM) 

        Insaturada --> Líquida a temperatura ambiente --> Discreta elevação de HDL- colesterol (BOM)  na ingestão de alguns tipos de óleo. 


n
As gorduras SATURADAS estão presentes principalmente em alimentos de origem animal , como manteiga, banha, gordura das carnes, toucinho, bacon, linguiças, mortadela, nata, assim como na gordura de coco (vegetal).


O depósito de gordura estreita 
os vasos, diminuindo passagem  de sangue.
Existe maior facilidade da gordura saturada se depositar na parede das artérias por ser sólida a temperatura ambiente , propiciando o aparecimento das Placas de Ateroma.

As gorduras INSATURAS são aquelas consumidas a partir de óleos vegetais, peixes , algumas frutas como o abacate, nozes e castanhas.  

Por isso... 

EVITE o consumo de gorduras saturadas das carnes vermelhas, manteiga e de sobremesas gordurosas (tortas, sorvete, nata, cremes gordurosos, chantily)… 

Dê preferência às carnes com menor teor de gordura ( peixes e aves) e aos óleos com maior teor de ácidos graxos monoinsaturados (oliva e canola)   

EXERCÍCIO FÍSICO durante 30 minutos , pelo menos 3 vezes na semana, é o mínimo para manter o nosso sistema cardiovascular em dia! 



n