segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Iogurte é proteção!


Entende-se por iogurte o produto cuja fermentação se realiza com cultivos proto-simbióticos de bactérias, que por sua atividade, determinam as características do produto final.
Entre os benefícios atribuídos a esses probióticos, podemos salientar a diminuição de incidência, duração e gravidade de doenças gástricas e intestinais, redução da gravidade da hepatopatia alcoólica experimental, assim como a inibição da colonização gástrica pela bactéria Helicobacter Pylori  , que está associado a gastrites, úlcera péptica e câncer gástrico.

Segue a receita desse alimento tão protetor do nosso sistema gastrointestinal:

  • 1 copo de iogurte natural integral ou desnatado 
  • 1 litro de leite semi-desnatado 
Ferver o leite e deixar amornar até que se obtenha uma temperatura que não queime o dedo. 
Misturar o iogurte e mexer delicadamente até se misture ao leite. 
Tampar a panela, ou a vasilha, e deixar em um ambiente morno, sem grandes alterações de temperatura, podendo estar envolvida em uma toalha. 
Entre 10 a 12hs o iogurte estará pronto.
Levar a geladeira.  


ADOCE CONFORME A SUA PREFERÊNCIA - Mel ou açúcar mascavo deixam o iogurte uma delícia, assim como misturá-lo a geléias ou compotas. MAS NÃO ABUSE DO AÇÚCAR!
BATA COM FRUTAS - Pode-se obter iogurte líquido batendo no liquidificador ou no mixer o iogurte com morangos, uva, pêssego ou até mesmo com gelatina do sabor de sua preferência. 


SAÚDE!!!