segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alimentos, Nutrição, Atividade Física e Prevenção do Câncer: Parte I


A partir de uma revisão de estudos, o Fundo Mundial de pesquisa em Câncer e o Instituto Americano para Pesquisa em Câncer produziram em parceria um relatório de recomendações sobre alimentos, nutrição e atividade física  com o objetivo de reduzir o risco de Câncer. O relatório foi elaborado a partir de evidências que fossem adequadas a todas as sociedades.

Por isso, vou lançar aqui estas pequenas atitudes que podemos ter no nosso dia-a-dia a fim de fazer a nossa parte no combate à doença. 

PARTE I – Consuma Alimentos de Origem Vegetal 

Segundo evidências, a maior parte de padrões alimentares protetores contra o câncer,  são  constituídos por alimentos de origem vegetal, pois esses são ricos em micronutrientes, fibras, e fatores antioxidades, que previnem o dano celular.
Na população, o consumo médio de hortaliças sem amido e de frutas deve ser de, no mínimo, 600g/dia.

Cereais pouco processados (grãos) e leguminosas, assim como outros vegetais que sejam fonte natural de fibras dietéticas devem contribuir para o alcance de 25g, pelo menos, de FIBRAS ao dia.  

RECOMENDAÇÕES:

Consuma cinco porções de hortaliças sem amido e frutas de cores variadas todos os dias. 

Limite alimentos processados (refinados) que contenham amido, pois esses auxiliam no ganho de peso.


As hortaliças sem amido incluem as hortaliças verdes e folhosas como alface, espinafre, couve, agrião e rúcula, além de brócolis, quiabo, berinjela, repolho, pepino, chuchu...

Batata, inhame, batata-doce ou aipim contêm uma grande quantidade de amido e devem ser consumidos com moderação, sendo quantificados no plano alimentar.