quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Adocica meu amor, adocica!

Ao encontrar diversos tipos de açúcares no mercado, vale a pena conhecer a característica de cada um deles e escolher o mais adequado. É muito importante lembrar que o consumo de açúcar deve ser moderado. Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, no máximo 10% das calorias diárias devem vir de açúcares, o que equivale a aproximadamente 3 COLHERES DE SOPA DE SACAROSE/DIA, tanto a usada para adoçar os alimentos e bebidas, como  a ingerida através de alimentos industrializados.

Açúcar Mascavo: De cor escura, é obtido a partir das primeiras extrações da cana-de-açúcar. Oferece maior quantidade de minerais, como fósforo e cálcio, por ser o mais íntegro dos açúcares.

Açúcar Demerara: Extraído do melado, um pouco mais claro que o açúcar mascavo. Menos conhecido que os outros tipos, pode ser utilizado da mesma maneira, porém empedra com maior facilidade. Também traz mineirais em sua composição. 


Açúcar Cristal: É utilizado na preparação de doces e para adoçar bebidas. Quanto aos minerais, há uma enorme diminuição quando relacionado aos anteriores.

Açúcar Refinado: O mais branquinho dos açúcares. Ao passar pelo processo de refinamento, para adquirir sua textura e coloração, perde todo seu valor nutricional, sendo ofertadas as chamadas "calorias vazias". 

Açúcar de Confeiteiro: Por ser muito fino, é ótimo para utilização na preparação de doces. Como pode conter amido em sua composição não serve para cafés e sucos.   

Um comentário: